Mamãe: precisa de uma correção no seu corpo?
Depois de ser mãe o corpo muda – e muito. Claro que para algumas mulheres não muda muito ou muda quase nada que as pequenas consequências de uma gravidez são imperceptíveis.
É inegával que ser mãe é uma das experiências mais desafiadoras, frustrantes e gratificantes que uma mulher pode ter. Você expõe sangue, suor e lágrimas, para não mencionar uma tensão incalculável em todo o seu corpo durante a gravidez.
Recuperar seu corpor do ganho de peso e aumento do abdômen depois do nascimento do bebe, realmente depende da genética e biotipo de sua pele e musculatura. Muitas mulheres lamentam que, apesar de dieta, exercício e muita e muita força de vontade seu corpo nunca é o mesmo que era antes da gestação.
Felizmente, para a grande massa de mulheres insatisfeitas, existem opções em Cirurgia Plástica para aumentar a sua auto-confiança e sua imagem corporal. Aqui está uma lista de correções corporais (Mommy Makeover) que podem ser realizadas em conjunto ou separadamente para melhorar a forma e como você se sente sobre seu físico.
Seios
Durante a gravidez, o componente glandular da mama aumenta para se preparar para a produção de leite. Além disso, o ganho de peso pelo armazenamento de gordura induzido pelas mudanças hormonais pode aumentar o tamanho do peito imensamente. Infelizmente, o metabolsimo do feto também torna a pele menos firma para promover a elasticidade necessaria para acomodar o aumento maior da mama e do abdômen.
Após a gestação e a retomada dos níveis hormonais normais e a falta de necessidade de lactação, o volume da mama reverte para a tamanho pré-gestacional e pode até mesmo reduzir o tamanho geral em comparação como era originalmente. Infelizmente, muitas vezes a pele não tem a capacidade de encolher para o tamanho original e permanecerá expandida, resultando em um envelope de pele maior com mesmo ou menos preenchimento do que antes, resultando em forma de um seio caido. Com o comprimento aumentado da pele, do sulco inramamrio ao mamilo, deixa a auréola mais baixa no seio.
Eu ouço muitas mulheres chamam seus seios "triste" quando passa em consulta. Ok, chega dos pensamentos deprimentes ... o que pode ser feito? Se a sobra de pele não esta excessiva, o complexo mamilo-areolar está na distância correta entre o sulco inframamario e o mamilo, a solução pode ser colocar um implante de silicone para atuar como remodelador e um preenchimento do envelope de mama restaurando um formato e volume agradável. Se o mamilo estiver em uma posição baixa, caido, então é necessária uma mastopexia (elevação da mama). Muitas vezes precisa se tambem rstaurar o voleume do tecido para proporcionar uma melhor forma e curvatura do pólo superior, assim, um implante de silicone ou enxerto de gordura pode ser colocado ao mesmo tempo. Às vezes, consegue também preencher o polo superior na mastopexia usando o próprio pólo inferior caído para preencher.
Abdômen
Hormônios durante a gravidez são necessários para as mudanças adaptativas do corpo que permitem o crescimento saudável do bebê, mas infelizmente pode criar mudanças permanentes para o corpo de uma mulher. A pele abdominal se estende e muitas vezes pode resultar em estrias (lroturas na derme com epiderme intacta). Excesso de pele raramente se retrai nesses casos, podendo levar a um abdomen em avental, tendo uma sobra que se extende por cima da pube. Em seguida, a parede abdominal é distorcida para acomodar o feto crescente, resultando na separação dos músculos retos abdominais levando a maior circunferência abdominal com um abaulamento permanente na parede abdominal, tanto acima e abaixo do umbigo.
Infelizmente, isso não pode ser reduzido com o exercício abdominal, porque a fáscia esticada entre os músculos não é contrátil e responde muito pouco ao fortalecimento muscular. Mudanças de peso adicionais com o envelhecimento muitas vezes pode se mostar com um aumento do diâmetro abdominal pelo excesso de gordura intraabdominal. Então, o que pode fazer uma Mommy Makeover no abdômen?
Se a qualidade da pele é excelente e a parede abdominal é apenas minimamente distorcida, muitas vezes a lipoaspiração com a adição de procedimentos estéticos como radiofrequencia (Velashape®) podem ajudar na remoção do excesso de gordura e criar uma retração pequena retração da pele para melhorar o contorno. No entanto, muitas mulheres precisarão de uma abdominoplastia completa, com a correção do excesso de gordura com lipoaspiração, remoção de excesso de pele abdominal inferior com ressecção de tecido e restauração da parede abdominal, retornando os músculos retos juntamente com uma técnica de sutura permanente. Isso pode resultar em excelente contorno do abdômen, porém trocará o contorno por uma cicatriz.
Penso que a maioria das pessoas se surpreende com o quanto tempo a cicatriz tem que ser para criar o contorno necessário. Uma vez familiarizado com os resultados, a maioria das mulheres com prazer trocará uma cicatriz pelos resultados de um abdômen liso e harmônico.
Costas e Flancos
Algumas mulheres conseguem melhorar o abdômen por exercício e atividade física chegando elas próprias em um bom resultado. No entanto, muitas querem aproveitar a oportunidade de melhorar todo seu tronco e esculpir o seu dorso das costas (as dobras formadas pelo sutiã) e flancos (pneuzinho), ao mesmo tempo como seu abdômen para circunferencialmente ajustar a sua forma. Isto pode fazer uma mudança tremenda como as roupas se vestem e como o indivíduo se sente. Lipoaspiração traz uma grande melhoria, liberando todos os anexos ligamentares entre as costas e os flancos e a pele superficial (que é a causa dos rolinhos na parte das costas) e permite até a remoção de gordura e um reajuste da pele muito mais suave.
Pernas
Algumas mulheres armazenam naturalmente o tecido adiposo em suas coxas laterais (culote) ou medianas (coxa interna). Dependendo da qualidade da pele e do potencial do tecido de se retrair, a gordura pode ser esculpida nestas areas igaul as nas costas. Alguns têm tecido adiposo significativo abaixo do joelho.
Glúteo
No Brasil a relação do glúteo no contorno corporal da mulher tem uma grande importância. A mulher brasileira é conhecida e gosta do glúteo com uma boa curvatura. Sendo que a tendência de ter as nádegas grande mudou para curavutras mais delicadas e harmoniosas. Minha preferência para aumento de gluteo é com enxerto de gordura e não com uma prótese. Utilizando conceitos de equilíbrio de tecido e lipoescultura podemos remover tecido adiposo indesejado, colhê-lo como um enxerto e utilizar a gordura como um volumizador da nádega, tudo ao mesmo tempo, melhorando o contorno do resto do corpo (lipoescultura). Mulheres que apresentaram oscilações no peso podem ter flacidez de pele na região do gluteo e restabelecer o volume com gordura pode modelar e levantar as nádegas com pouca ou nenhuma cicatriz.
As mulheres que estão descontentes com sua aparência física depois de dar à luz a uma ou várias crianças podem restaurar o contorno corporal e se sentir bem novamente nas roupas ou no biquini realizando o tão falado “Mommy Makeover”. Para mim, isso representa o rejuvenescido simultaneamente de algumas áreas do corpo para fazer a mulher se sentir rejuvenecida e apagar algumas das marcas da gestação para que ela possa se sentir mais confiante em sua aparência.
Para obter mais informações, se informe com os melhores cirurgiões plásticos de São Paulo que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).