Mamoplastia de aumento: tudo que você precisa saber

Certamente você já ouviu falar da mamoplastia de aumento, mas provavelmente com outro nome, já que popularmente ela é conhecida como a cirurgia de silicone, usada principalmente para finalidades estéticas e de autoestima.

Abaixo explicamos melhor como o procedimento acontece, para que você saiba o que perguntar ao seu médico quando for solicitar a sua cirurgia, compreendendo o processo antes, durante e após ela.

Permaneça lendo e assim saiba um pouco mais sobre a mamoplastia de aumento.

O que é a mamoplastia de aumento?


A mamoplastia de aumento é a famosa, e no Brasil muito realizada, cirurgia de aumento de seios, quando se utilizam próteses, principalmente a de silicone, na região das mamas.

Ela deve ser realizada por Cirurgião Plástico especializado no assunto, e em centros cirúrgicos devidamente equipados, já que é uma intervenção cirúrgica de pelo menos 1 hora, feita em sua maioria com anestesia geral.

Quando ela é indicada?


A mamoplastia de aumento é um tipo de cirurgia que pode ser utilizada para melhorar as mamas, principalmente de mulheres, nas seguintes situações:

  • Falta de simetria entre os seios, sendo a mamoplastia de aumento utilizada para deixar a área mais simétrica.

  • Flacidez nos seios, usando a cirurgia para deixá-los firmes.

  • Seios pequenos, para mulheres que tenham vontade de aumentar os mesmos.

  • Trazer proporção às mamas, que podem estar com tamanhos diferentes.


A mamoplastia de aumento também é indicada e realizada em pacientes que, durante tratamento de Câncer de Mama, passaram pelo procedimento de Mastectomia.

Como funciona a cirurgia?


A cirurgia de mamoplastia de aumento começa com o pré-operatório. É nessa hora que o médico analisará a saúde e as intenções da paciente. Verificando se ela está apta fisicamente e mentalmente para o procedimento.

Depois se passa para o momento da escolha da prótese, que levará em consideração a percepção estética da paciente e sua anatomia. Essa escolha pode ainda ser ajustada durante a cirurgia, a partir do que o cirurgião observa no momento.

O procedimento cirúrgico em si começa com a anestesia, seguindo para o primeiro passo que é a incisão, que pode ser de três tipos:

  • Ao redor da auréola da mama.

  • Na região que fica embaixo dos seios.

  • Nas axilas.


Depois disso o implante será adicionado, podendo ser feito em duas regiões distintas das mamas:

  • Subglandular

  • Subfascial

  • Submuscular


Por fim, a incisão é fechada, usando diversas camadas de suturas e até mesmo colas cirúrgicas. Para que assim diminua ao máximo as cicatrizes externas.

Cuidados essenciais no pós-operatório



  • Evitar levantar peso de qualquer tipo.

  • Não fazer movimentos repentinos. Além de elevar os braços acima do ombro por pelo menos 15 dias após o procedimento de mamoplastia de aumento.

  • Usar sutiã próprio para intervenção cirúrgica do tipo.


Dentre outros procedimentos, que serão explicados pelo médico cirurgião antes e depois da cirurgia.

A mamoplastia de aumento é um procedimento seguro, e que tem sido utilizado há bastante tempo para ajudar mulheres de todo mundo a recuperar um pouco de sua autoestima e da confiança em si mesmas!

Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes. Clique Aqui!
Agende agora mesmo seu horário com o Dr. Thomas Benson