O número de pessoas que desejam realizar cirurgias plásticas, vem crescendo cada dia mais no Brasil. Porém, por conta dos diversos riscos e demais fatores, é indispensável a realização da avaliação antes da cirurgia para garantir a segurança do paciente.
Continue lendo para saber como é feita essa avaliação, a sua importância e os cuidados pré-operatório. Confira!
Como é feita a avaliação antes da cirurgia plástica?
Ao decidir pela cirurgia plástica é normal que o paciente tenha muitas dúvidas, mas esquece de perguntar por conta do nervosismo. Então o primeiro passo antes mesmo de ir para a avaliação antes da cirurgia é anotar todas as dúvidas. Após isso, o paciente chega até o consultório e é a partir daí que começa a avaliação antes da cirurgia seguindo as seguintes etapas:
1. Esclarecimento das dúvidas
Nesta etapa, o cirurgião plástico tem como papel esclarecer todas as dúvidas e inseguranças do paciente da melhor forma possível, com uma linguagem clara e sem omitir possíveis complicações da cirurgia plástica.
2. Avaliação do cirurgião
Após os esclarecimentos, o cirurgião plástico deve realizar a avaliação clínica do paciente e auxiliar no direcionamento do cliente em relação ao procedimento. Nesta fase, fica a cargo também do cirurgião plástico indicar ou não a cirurgia plástica para o paciente.
3. Solicitação de exames
A avaliação antes da cirurgia plástica inclui também uma serie de exames laboratoriais, como exame de sangue, de urina e eletrocardiograma. Estes exames visam verificar o estado geral de saúde do paciente e assim planejar melhor e com segurança a cirurgia.
4. Exames adicionais
Caso os exames laboratoriais apontem algum problema de saúde, o cirurgião plástico deve solicitar exames adicionais. Além disso, dependendo da idade do paciente estes exames também são necessários.
5. Psicólogo
A avaliação antes da cirurgia inclui ainda uma avaliação com o psicólogo na semana do procedimento cirúrgico. Nesta fase, o objetivo é abordar problemas psicológicos decorrentes da tensão pré-operatório como a ansiedade e insegurança do paciente.
Após a conclusão destas 5 etapas citadas acima o próximo passo é a tão sonhada cirurgia plástica.
Entenda a importância da pré-avaliação
A avaliação antes da cirurgia é muito importante para a segurança do paciente. Pois tem como objetivo evitar qualquer tipo de problema durante e após a cirurgia plástica. Além disso, a avaliação antes da cirurgia é fundamental para que o médico esclareça todas as dúvidas. E informe os possíveis riscos até o resultado da cirurgia.
Além disso, a avaliação antes da cirurgia é essencial. Pois é com base nesta avaliação que o cirurgião plástico poderá indicar os cuidados abaixo necessários para o pré-operatório. Confira:
- Caso haja febre, gripe ou alguma infecção, então o paciente deve avisar o cirurgião sobre o quadro com dois dias de antecedência.
- 1 dia antes da cirurgia, o paciente deve manter uma alimentação equilibrada e leve.
- Nas 24 horas que antecedem o procedimento, o paciente não pode ingerir bebidas alcoólicas e nem medicamentos à base de acetilsalicílico.
- O fumo deve ser evitado no mínimo nos 30 dias anteriores a cirurgia.
Agora que você já sabe como é feita a avaliação antes da cirurgia, lembre-se de averiguar se o cirurgião escolhido é membro da SBCP (Associação Brasileira de Cirurgia Plástica). Além de seguir rigorosamente todas as recomendações médicas!
Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes.
Clique Aqui!