Assim como a lipoaspiração, a abdominoplastia é uma cirurgia que pode ser utilizada para remodelar a região do abdômen. Muito indicada para pacientes que passaram por uma gravidez recente ou fizeram uma cirurgia bariátrica, a abdominoplastia consiste no tratamento do excesso de pele, da gordura localizada e da correção do afastamento dos músculos que ficam no abdome.
A cirurgia dura em média 3 horas e durante este período o médico precisa fazer uma incisão inferior do abdome. Depois dessa incisão, a pele e a gordura são separadas da parede muscular e, desta forma, é possível aproximar os músculos que reforçam a parede abdominal. Feito isso, o cirurgião retira o excesso de pele e de gordura e fecha a incisão.
Antes da cirurgia, o paciente deve evitar o consumo de medicamentos, o uso de cigarros e bebidas e seguir a regra do jejum total oito horas antes da cirurgia. Depois da alta (geralmente o paciente pode ir para casa no dia seguinte à cirurgia), o repouso pode variar de 10 dias a dois meses, mas independentemente deste tempo, é necessário seguir alguns cuidados para que a abdominoplastia tenha os melhores resultados possíveis.
São eles: