O Lifting Frontal é um procedimento cirúrgico para rejuvenescimento facial, suavizando as linhas de expressão e rugas na região da testa. O cirurgião eleva a pele e os tecidos da parte superior da face com o auxílio de uma câmera endoscópica com alta precisão, resultando em uma aparência mais jovem e renovada.
O método mais moderno e inovador para o procedimento de lifting frontal e realizado em nossa clínica é o por via endoscópica, soltando os ligamentos em conjunto com fixações modernas, prolongando o resultado do lifting frontal.
A técnica consiste em realizar pequenas incisões para que os ligamentos e músculos sejam reposicionados de forma que a face ganhe uma aparência mais jovem, amenizando o envelhecimento, reduzindo as marcas e podendo também arquear as sobrancelhas, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.
Por conta das incisões menores, os pacientes que realizam um lifting frontal com via endoscópica passam por um período de recuperação menor, retornando às suas atividades normais mais cedo e com resultados mais duradouros comparados aos métodos mais comuns realizados.
Antes de optar pelo lifting frontal, é imprescindível conversar com o cirurgião para o alinhamento das expectativas e dos resultados possíveis. O lifting frontal traz ótimos resultados quando realizado individualmente, porém é possível ir além e renovar a aparência como um todo utilizando-o em combinação com outros procedimentos.
Algumas das principais técnicas muito combinadas com o lifting frontal são: o lifting facial, que rejuvenesce a região da face e a blefaroplastia para a região dos olhos, dessa forma os resultados podem ser ainda mais potencializados.
Uma das tecnologias que utilizamos em nossas cirurgias é o Endotine® Forehead Device, que é uma solução inovadora projetada especificamente para elevar o tecido da testa na cirurgia de Lifting Frontal. Sua estrutura única fornece vários pontos de contato com o tecido da testa, criando uma distribuição mais uniforme e suave da força de retenção.
Outras opções, como parafusos e suturas, normalmente fornecem apenas um ponto de contato que pode romper os tecidos moles, afetando adversamente a confiabilidade da elevação da sobrancelha.
A recuperação após um Lifting Frontal via endoscopia possui um pós-operatório mais simples comparado às técnicas mais tradicionais. Em dez dias, a maioria dos pacientes já podem retomar suas atividades de forma normal.
Nos primeiros dias é comum o aparecimento de hematomas e inchaço na região das incisões, por isso a recomendação é para manter a cabeça elevada sempre que possível, realizando a aplicação de compressas frias para ajudar a reduzir o inchaço. Alguns pacientes sentem dores de cabeça entre 24 e 48 horas após a cirurgia. Os sinais mais visíveis da cirurgia devem desaparecer após três semanas e o crescimento normal dos cabelos será retomado nos meses seguintes.
Entre as indicações, vale lembrar que o paciente só pode lavar o cabelo depois de três dias e deve cuidar dos curativos conforme orientação médica, evitando o uso de maquiagem por alguns dias. Também é necessário evitar esforço físico, como baixar a cabeça por exemplo. Evitar a exposição ao sol também é importante para que a cicatriz fique protegida.
Em casos de dor ou desconforto, converse com o médico sobre analgésicos e anti-inflamatórios que podem ser usados.