Assim como a prótese de silicone, a mamoplastia é uma cirurgia para os seios, com a diferença que ela pode aumentar ou reduzir o tamanho dessa parte do corpo.
No caso da mamoplastia de aumento, o cirurgião também realiza incisões na região para implantar a prótese com o formato, a textura e o tamanho adequado escolhido pela mulher.
Já na mamoplastia redutora, o cirurgião faz algumas incisões que começam ao redor da aréola e vão até o sulco mamário e horizontal desta parte do corpo que também é conhecida como “T” invertido.
Depois disso, é feita a mobilização do tecido mamário e a redução do excesso de mama conforme a necessidade da paciente.
Além de diminuir ou aumentar os seios, a mamoplastia também é indicada para a reconstrução das mamas que sofreram acidentes ou retiradas em função de um câncer.
Assim como nos outros procedimentos, nunca é demais lembrar que a paciente deve estar segura de si para aderir a mamoplastia. É necessário também realizar exames de rotina como os de sangue e eletrocardiograma além de exames de imagem como a mamografia, ultrassonografia e seguir toda as orientações médicas em relação a jejum e ao tempo de internação.
Depois da mamoplastia, a mulher deve redobrar os cuidados na fase pós-operatória, tais como: