A gordura e o excesso de pele são problemas que não só atingem a barriga ou o pescoço, mas também pode aparecer na região íntima da mulher. Neste sentido, a ninfoplastia é uma cirurgia que serve para corrigir o aumento (ou hipertrofia) dos pequenos lábios que ficam na região genital feminina.
A ninfoplastia dura em média de 30 minutos e pode ser feita por meio de cirurgia a laser ou no bisturi convencional. A incisão é feita diretamente nos pequenos lábios, com ressecção direta do excesso de tecido e de forma geral, a cirurgia é simples e não exige outras combinações de técnicas.
Não é possível realizar curativos na região íntima, mas isso não dispensa que alguns cuidados tenham que ser seguidos pela paciente. Por isso, a limpeza do pós operatório deve ser feita com ducha e banho de assento, tudo de forma muito delicada. É comum que a região operada fique mais sensível nos primeiros trinta dias.
Por este motivo, a mulher deve ficar atenta aos sinais de vermelhidão ou irritação é consultar o médico em caso de dúvidas. Ao seguir esses cuidados, dificilmente a paciente terá grandes problemas e em pouco tempo a recuperação é completa, com resultados que vão desde a harmonia estética até o maior conforto quando se usa um biquíni, por exemplo.
Apesar de ser um procedimento simples, a ninfoplastia é uma cirurgia em uma região delicada do corpo da mulher. Neste contexto, a escolha de um profissional deve ser criteriosa, pois a retirada desse excesso de pele deve se limitar ao que fica para fora dos grandes lábios.
Isto porque na área íntima existe uma proteção natural da parte do corpo da mulher e a exposição no ambiente ou em tecidos como calcinhas aumentam o risco de infecções na região.