Ao contrário do facelift tradicional, que geralmente envolve manipulações apenas com considerações superficiais de pele e gordura subcutânea, o Deep Plane Facelift é mais profundo. A cirurgia é realizada não apenas nas camadas superficiais da pele, mas também nas camadas musculares e conjuntivas dos tecidos, a saber, o SMAS (Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial).
A cirurgia começa com incisões nas linhas do cabelo da têmpora para se estender ao redor das orelhas para a linha do cabelo atrás das orelhas. O cirurgião fará uma dissecção mais profunda do que a dissecção tradicional, o que libertará o SMAS e os tecidos associados. Isso resulta em um realinhamento de tecidos faciais mais natural e abrangente, depois que o SMAS e os tecidos conjuntivos são libertados, o cirurgião reposicionará o SMAS e os tecidos conjuntivos, portanto, livrando-se da flacidez, o que tornará o paciente com aparência jovem e mais natural. Isso pode significar o levantamento das estruturas faciais, como bochechas e a linha do maxilar.
Menos tensão na pele, a cirurgia sendo realizada em camadas profundas, pois isto pode levar a uma cicatrização mais eficaz e reduzir a aparência de esticada ou artificial.A recuperação de Deep Plane Facelift pode ser mais longa e potencialmente desconfortável para os pacientes, em comparação com técnicas menos invasivas, onde a dissecção é menos profunda. Como resultado, o paciente experimenta inchaço e equimose, mas a duração final será prolongada e natural.
Como qualquer cirurgia, certos riscos estão associados a uma Deep Plane facelift. Isso inclui a possibilidade de complicações relacionadas à anestesia, infecção, cicatrização e sensação anormal. É importante escolher um cirurgião plástico experiente e qualificado para reduzir os riscos e potencializar os resultados. Esses tipos de tratamento geralmente são recomendados para pacientes que buscam rejuvenescimento extremo e a longo prazo, dispostos a um tempo de recuperação prolongado.
O Deep Plane tem uma aparência bastante natural. Isso decorre de várias características específicas do procedimento, Isso permite que a aparência jovem seja recriada sem puxar excessivamente a pele, ao invés de devolver um aspecto mais natural e adequado. Menos alongamento da pele, pode corrigir o posicionamento da pele e estrutura mais profundo do rosto, como a bochecha ou a mandíbula . Isso melhora a aparência e a qualidade do contorno facial, significa que o envelhecimento é algo natural que não precisa ser corrigido com frequência, e o rosto não parece ter tido intervenção humana.
Por todos estes motivos, o Deep Plane Facelift é considerado por muitos como uma das melhores formas de rejuvenescimento facial, especialmente para aqueles que procuram uma abordagem mais natural e subtil para o prognóstico posterior à cirurgia.
Não obstante, como sempre com quaisquer intervenções médicas, os resultados podem variar entre indivíduos e é fundamental discutir as expectativas e possibilidades com o cirurgião plástico . O período total de recuperação pode variar conforme cada paciente, mas é razoável dizer que considerável tempo deve passar antes do regresso à atividade normal. De modo geral, os pacientes devem ter pelo menos duas semanas para a recuperação inicial, durante o qual surgem os sintomas mais perceptíveis, tais como o inchaço e os hematomas.
Embora muitos pacientes ainda comecem a se sentir bem dentro de duas a três semanas, o retorno a atividades normais, como trabalhar, fazer exercícios, entre outras, pode levar de quatro a seis semanas, dependendo do tipo de trabalho e do nível de atividade física. Mesmo que os resultados sejam visíveis logo após o inchaço e equimose diminuírem, o resultado final da cirurgia só é aparente após vários meses, assim que toda a cicatrização interna estiver completa.