Os cuidados pós abdominoplastia são indispensáveis para garantir melhores resultados. Essa
cirurgia para retirada do excesso de pele da região da barriga é altamente procurada por pacientes que sofrem com a flacidez no local.
Seja por conta de uma grande perda de peso, ou até mesmo após uma gravidez.
O principal objetivo desse tipo de procedimento é aproximar a pele dos músculos. Dessa forma, é possível modelar a região, garantindo assim mais definição.
Quais os cuidados pós abdominoplastia?
Antes da cirurgia, o paciente precisa tomar uma série de cuidados para ajudar na segurança do procedimento. Desde manter uma alimentação balanceada, até evitar uma série de medicamentos.
Mas, além disso, após o procedimento, também é necessário tomar vários cuidados pós abdominoplastia:
Dormir na posição correta
Pelo menos durante os primeiros 15 dias após o procedimento é necessário dormir de barriga para cima, para evitar a pressão sobre os pontos. Além disso, as pernas devem sempre ficar flexionadas para melhorar a circulação.
Higiene
O paciente deve tomar banho logo no dia seguinte ao procedimento. A primeira troca de curativos ocorre após 4 dias da cirurgia.
Cinta modeladora e meias de compressão
Mais um dos cuidados pós abdominoplastia é o uso da cinta modeladora. Ela deve ser colocada após o procedimento e mantida o máximo de tempo possível. Ela precisa ter uma compressão moderada. Se for muito apertada pode acabar marcando a pele, o que é ruim para a recuperação.
O ideal é que a peça seja retirada apenas para o banho. Isso porque, a cinta modeladora tem papel fundamental no alívio das dores. Ela também ajuda a evitar que as cicatrizes sofram algum tipo de complicação, ficando mais acidentes.
Já as meias de compressão são necessárias para melhorar a circulação sanguínea do corpo. No caso dessas peças elas só devem ser retiradas uma vez que o paciente volte as atividades diárias.
No caso, das meias de compreensão, a retirada só pode ser feita quando a pessoa retorna as atividades diárias;
Esforço, atividades físicas e alimentação
Para evitar complicações nos pontos, cicatrizes e até mesmo na aderência da pele aos músculos, é importante que o paciente não faça grandes esforços físicos, como levantar peso.
Contudo, após a cirurgia é importante que o paciente faça leves caminhadas no quarto ou corredor. A movimentação das pernas é importante para evitar coágulos na região operada.
Já depois de 30 dias o paciente já pode voltar a academia, mas, de forma gradual. Exercícios de musculação e levantamento de peso só estão liberados depois desse primeiro mês de cirurgia, e sempre sob acompanhamento médico.
Já alimentação da primeira semana pós-cirurgia deve ser apenas de líquidos, e a partir do 8° dia deve se manter leve.
Acompanhamento médico
Um dos principais cuidados pós abdominoplastia é o acompanhamento médico. Ele deve ser feito de forma periódica, pois é durante as consultas que o paciente irá trocar o curativo.
A primeira troca é feita com três ou quatro dias após realização do procedimento. Nas regiões de maior incisão é colocado prineo. Um curativo aprova d'água e que só precisa ser retirado após duas semanas.
Além disso, o cirurgião também irá verificar a aderência da pele aos músculos, e outros fatores para que não haja complicações. Assim como o acompanhamento da evolução da cicatriz e retirada dos pontos. Feita quando necessária, entre sete e 14 dias.
Se você tiver mais alguma dúvida sobre os cuidados pós abdominoplastia, não deixe de falar com um cirurgião plástico especializado.