São diversas as técnicas cirúrgicas que promovem a melhora da autoestima e a correção de características de nosso corpo que trazem desconforto. Apesar de bastante comentados, existem diferenças entre os procedimentos e neste post você saberá as diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia.
O que é a lipoaspiração
Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo retirar a gordura localizada em diversas partes do corpo. Como barriga, costas, coxas, flancos e braços. Pode ser associada à lipoescultura, que retira a gordura de uma parte do corpo e a coloca em outra região que se deseja ser aumentada.
A lipoaspiração é feita através de finos cânulas de sucção, introduzidos no corpo por meio de pequenos cortes, que vão até a região onde se encontra a gordura localizada, fazendo um trabalho de sucção do excesso.
É um procedimento cirúrgico e deve ser realizado em hospital, com aplicação de anestesia geral e por uma equipe de confiança e especializada.
O período de recuperação é de uma a duas semanas, depois de quando a pessoa pode gradativamente voltar às atividades normais. O resultado da cirurgia pode ser visualizado depois de aproximadamente 3 meses.
Uma das diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia é que a lipoaspiração, portanto, tem como principal objetivo a retirada de gordura localizada, ao passo que a abdominoplastia é da pele em excesso, como será abordado abaixo.
O que é a abdominoplastia
Neste processo, como dito acima, tem como uma das principais diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia o objetivo principal da cirurgia. Que é retirada de pele em excesso, sendo indicada, portanto, em casos de flacidez e sobra de pele.
Muito comum após a gravidez e expressiva perda de peso. A pele em excesso é removida e é remodelada a região abdominal, não sendo um procedimento, assim, para emagrecimento.
Na cirurgia, é feito um corte na região inferior do abdômen. Ou seja, aumentando normalmente a cesárea para cada lado. Essa incisão fica na região da calcinha/biquíni. É retirado todo o excesso de pele, deixando a estrutura abdominal mais reta e definida. O umbigo pode, inclusive, ser retirado e recolocado no local mais adequado.
A recuperação exige repouso mais cauteloso por no mínimo 2 semanas. Além de uso de cinta cirúrgica de 1 a 2 meses, para remodelação do corpo. Como se trata de um procedimento mais agressivo, os resultados podem ser vistos cerca de 6 meses depois da cirurgia.
Diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia: Qual o melhor procedimento a ser adotado?
Sabendo as diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia, qual o procedimento mais indicado?
A lipoaspiração é indicada para jovens e sem filhos, que não possuem excesso de pele. E que ainda estão próximos de seu peso ideal, porém com gordura localizada em algumas regiões do corpo.
Já a abdominoplastia é recomendada a quem apresenta um quadro de excesso de pele. Seja pela gravidez ou pela submissão a um procedimento de redução do estômago com expressiva perda de peso (ou emagrecimento sem cirurgia).
O ideal é que, mesmo sabendo das diferenças entre lipoaspiração e abdominoplastia, você sempre passe pela consulta com um médico cirurgião. Somente quem poderá avaliar seu perfil e indicar qual o melhor procedimento cirúrgico a ser feito.
Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes.
Clique Aqui!