Principalmente para mulheres após a gravidez e em casos de adultos que tenham perdido muito peso, a abdominoplastia é uma cirurgia bastante procurada para a retirada de excesso de pele. Entenda, aqui, um pouco mais sobre o assunto, conhecendo quais são as etapas da abdominoplastia.
Pré-operatório é uma das etapas da abdominoplastia
Esta é uma das etapas da abdominoplastia antes da cirurgia, que já requer cuidados e atenção.
O paciente deverá respeitar as indicações do médico, mas cumpre esclarecer que será necessário fazer exames que serão pedidos pelo médico, parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia, não tomar remédios anticoagulantes e anti-inflamatórios, hidratar a região que será submetida ao procedimento e beber muita água.
A cirurgia de abdominoplastia
· Etapa 1
A primeira coisa que ocorre é a anestesia do paciente, que contará com a assistência de um médico anestesista, quem fará o monitoramento dos sinais vitais da pessoa durante todo o procedimento. A equipe médica avaliará a melhor forma de anestesia caso a caso.
· Etapa 2
Nesta das etapas da abdominoplastia, após anestesiado, o paciente será submetido as incisões. É feita uma incisão horizontal na parte inferior do abdômen, do tamanho a depender da quantidade de pele flácida a ser retirada.
Essa primeira incisão tem como objetivo reparar e suturar os músculos enfraquecidos do local, além de serem retirados os excessos de gorduras, tecidos e pele.
Em seguida, é feita uma segunda incisão, responsável por reparar eventuais excessos de pele ao redor do umbigo, o qual, inclusive, pode ser retirado e recolocado em local mais harmonioso à estética corporal.
· Etapa 3
Nessa fase é feita toda a costura da musculatura abdominal, trazendo uma acentuada, além de novo contorno, do abdômen.
· Etapa 4
Por fim, são fechadas as incisões, utilizando-se de fitas, clipes, adesivos de pele ou suturas.
Pós-operatório é uma das etapas da abdominoplastia
Apesar de já realizada a cirurgia, esta é uma das etapas da abdominoplastia muito importante. Afinal, a recuperação adequada do paciente que vai garantir bons resultados.
De início, o paciente não conseguirá ver os resultados, pois o corpo ainda está bastante inchado e a cicatrização interna ainda está em andamento. Por isso, deverá haver paciência, já que se leva em torno de 6 meses para vislumbrar o resultado do procedimento.
Algumas orientações são fundamentais após a cirurgia:
- Cuidado na postura: durante 5 a 10 dias, pode ser que seja necessário andar ou ficar de pé com o tronco curvado para frente. Atenção que é proibido dirigir nos primeiros 15 dias depois do procedimento;
- Alimentação: para que o intestino funcione bem, são recomendadas comidas que o estimulem, como fibras e frutas, além da ingestão de muitos líquidos;
- Na hora de dormir: a incisão não pode ser forçada, portanto o paciente deve dormir com travesseiros nas costas e sob os joelhos, para que fique com as pernas e a cabeceira da cama elevadas. Não devem ser feitos movimentos bruscos;
- Curativo príneo, que é uma rede colada em cima do corte por três semanas. Ele é a prova d’água;
- Use cinta;
- Não tome Sol em excesso.
O bom cumprimento de todas as etapas da abdominoplastia garantirá um resultado satisfatório.
Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes.
Clique Aqui!