Existem características de nossos corpos que estão atreladas a traumas e insatisfações e esses incômodos podem durar anos ou, então, surgirem depois de uma idade mais avançada. A cirurgia plástica não é exclusividade dos jovens e cada vez mais pessoas acima de 60 anos estão aderindo a essa prática, saiba mais sobre plástica na terceira idade neste post.
Cirurgias mais procuradas pelo público de terceira idade
É natural que a procura por cirurgias plásticas tenha aumentado dentre as pessoas mais velhas, tendo em vista o aumento da expectativa de vida e da própria qualidade de vida. Dessa forma, pessoas possuem mais disposição e energia e suas idades mentais nem sempre correspondem às idades de seus corpos.
A terceira idade geralmente procura por procedimentos cirúrgicos que melhorem o aspecto das mamas, das mãos e do abdômen.
Contudo, a plástica na terceira idade é muito presente em procedimentos na face, principalmente blefaroplastia e o lifting facial:
- Blefaroplastia: cirurgia plástica que corrige imperfeições nas pálpebras superiores e inferiores;
- Lifting facial: procedimento que remove rugas e sinais de envelhecimento do rosto, proporcionando harmonia facial pelo aspecto de rejuvenescimento.
Riscos da plástica na terceira idade
Inevitavelmente, uma dúvida que surge quando o assunto é plástica na terceira idade é se o procedimento é seguro e se os riscos de toda e qualquer cirurgia não aumentam por conta da idade.
Com o avanço da medicina, estando o paciente apto para cirurgia, ou seja, com boas condições de saúde e sem fazer parte de qualquer grupo de risco, a idade não é um fator que influencia na segurança do procedimento cirúrgico.
Pode ocorrer, portanto, de uma cirurgia em uma pessoa de 50 anos de idade ser mais segura que em relação a uma de 30 anos, justamente pelas características de cada um, principalmente estilo de vida.
Cuidados para se tomar
Alguns cuidados são importantes para garantir que a cirurgia plástica seja segura e com bons resultados:
- Realização de exames pré-operatórios: é imprescindível a realização de exames específicos. Para avaliar se a pessoa está apta à realização da cirurgia. Os quais são indicados pelo médico anestesista, que também fará uma entrevista com o paciente antes da cirurgia.
- Buscar por um bom cirurgião plástico: é importante verificar se o médico faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E se tem boas referências, somente assim saberá que está em boas mãos.
- Realizar mais de um procedimento simultaneamente: não é recomendável fazer mais de uma plástica na terceira idade ao mesmo tempo. Pois cada parte do organismo envelhece de uma forma e requer um cuidado específico.
- Controlar as expectativas: sinceridade é muito importante no momento pré-operatório. Para que o paciente esteja ciente de todas as vantagens e desvantagens do procedimento. E possa trabalhar suas expectativas dentro da realidade.
Não faça da sua idade um empecilho caso deseje mudar algum aspecto de sua aparência! A plástica na terceira idade é uma realidade que não deve causar medo, mas, sim, ser encarada como uma forma de melhorar a autoestima e o bem-estar.
Gostou desse texto? Então dê uma olhada em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos relevantes.
Clique Aqui!