A pesquisa sobre os procedimentos cirúrgicos envolvidos em uma rinoplastia já foi feita, seu especialista foi escolhido cuidadosamente, suas características físicas e fisiológicas foram analisadas – assim como, seus hábitos diários e seu histórico clínico -, os resultados foram previstos e o plano de preparação elaborado para certificar de que você esteja em sua melhor forma para o dia de sua cirurgia...
Se tudo isso foi feito, você já fez muito bem. Esses são passos essenciais para qualquer tipo de cirurgia plástica e são precauções necessárias para assegurar as melhores condições para que o cirurgião possa atuar na sua cirurgia. Honestamente, grande parte da responsabilidade nessa primeira etapa pré-cirúrgica irá recair sobre os talentos do seu cirurgião especialista, da equipe e a qualidade da infraestrutura do local escolhido. No entanto, o processo cirúrgico não acaba após a alta clínica e nessa etapa seguinte, a recuperação pós-operatória, a personagem principal que irá influenciar na cicatrização e na obtenção dos resultados planejados será você.
Os procedimentos envolvidos em uma cirurgia plástica no nariz estão muito desenvolvidos atualmente, isso garante um período de recuperação sem muitas dores, com um progresso rápido e tranquilo para o paciente. Hoje os resultados atingidos são cada vez mais naturais e com mudanças delicadas, ocorre a transformação da aparência do nariz sem alterar as características do seu rosto e da sua beleza individual. O período total de cicatrização dura aproximadamente 6 meses, porém o paciente já terá parte de sua liberdade para realizar certas atividades físicas leves 14 dias após a cirurgia.
Na primeira semana, o cuidado deve ser extremo e todo tipo de esforço deverá ser evitado, pois a área ainda estará muito sensível e os pontos devem ser preservados, mas ainda será recomendado que o paciente continue a caminhar e se alongar para manter a saúde do seu corpo. Após esse período, os pontos serão removidos na consulta de retorno na clínica e seu cirurgião irá reintegrar aos poucos sua rotina diária normal durante os próximos meses da recuperação.
Devido ao inchaço, também é comum que os pacientes sintam dificuldades em respirar pelo nariz durante as primeiras 2 ou 3 semanas de alta. Portanto, atividades aeróbicas – como, corrida e saltos – e aquelas que requerem agachamento e levantamento de peso devem ser igualmente evitadas, para que não resulte em falta de ar e não prejudique sua respiração.
Esportes com bolas e exercícios físicos de contato devem ser evitados durante os 6 meses necessários para uma cicatrização completa, pois existem riscos grandes de ocorrer pancadas no nariz e/ou rosto que podem causar complicações nessa área, ainda delicada por conta da cirurgia. Alguns exemplos desse tipo de atividades: basquete, futebol, tênis, squash, badminton, vôlei, lutas, dança e ginástica.
É importante que você discuta com seu médico quaisquer dúvidas antes de retomar suas atividades, pois uma cirurgia feita com excelência pode ser arruinada facilmente com pequenas imprudências e muitas vezes, os resultados não poderão ser alcançados novamente, mesmo com uma cirurgia corretiva.
Nossa equipe de profissionais estará à sua disposição para fornecer as devidas orientações. Nenhuma explicação adicional é demais quando se trata da sua saúde e do seu bem-estar, contate-nos sempre que for preciso.