Sim, tomar sol após fazer cirurgia plástica no rosto pode causar problemas, potencialmente afetando a gravidez de cicatrização e o resultado estético da cirurgia.
Aqui estão algumas razões pelas quais a exposição solar pode sinalizar problemas depois de uma cirurgia facial:
as cicatrizes são mais propensas a ficarem mais escuras e óbvias se expostas ao sol durante a gravidez cicatricial. A pele da cirurgia recente pode ser mais sensível à luz solar e ficar manchada ou ficar escura por entrar em contato com a luz.
A exposição ao sol pode aumentar a inflamação na área da cirurgia, prolongando o tempo de cicatrização e prejudicando a formação de cicatrizes. Dano à pele: a pele da cirurgia é muito mais sensível ao dano dos raios UV, podendo sofrer danos que agravam o envelhecimento reduzido e o câncer de pele.
A exposição ao sol pode causar desaparecimento e alterar a textura, afetando o aspecto principal operado.
Para minimizar os riscos de lesão, siga as diretivas do cirurgião plástico e da enfermagem. Isso significa evitar exposições prejudiciais por um tempo sugerido após procedimentos cirúrgicos e usar proteção solar adequada quando não puder evitar. Atualmente, o enfermeiro é capaz de conferir orientações personalizadas por causa “dos” tipos de cirurgia e o caminho da cicatrização do que foi agendado para você.
Em geral, é importante evitar a exposição ao sol diretamente nas áreas operadas por até um período específico que costuma variar dependendo do tipo de procedimento cirúrgico e da sua eficácia de cicatrização. A insolação pode causar sensações de manchas na pele, existência de áreas manchadas, devido ao aumento da sensibilidade e do risco de hiperpigmentação nas cicatrizes, aumentando também o risco de inflamação em áreas operadas recentemente que pode afetar diretamente a cicatrização da cirurgia e a eficácia dos resultados.
É ainda possível o uso de um protetor solar de amplo espectro preventivo juntamente com chapéus e roupas seguras de pele. Siga as supervisões pós-operatórias gerais para os enfermeiros; você deve ser monitorado enquanto eles o ajudam na recuperação, e eles podem fornecer-lhe orientações excepcionais com base realmente no que é melhor para você.